Minha filha, quando o Cristo nos exortou a perdoar setenta vezes sete vezes, não estava só nos dando um código de moral, mas também de saúde do corpo. Quem perdoa, imuniza-se, cria anticorpos… Se o mal está com você, não lhe dê cadeia…
A facilidade nunca ensinou nada a ninguém. Parece que quanto mais facilidades temos, mais insensíveis ficamos. Então, talvez o caminho seja mesmo o da dificuldade e da dor.
Os centros espíritas devem ser locais de oração, trabalho e estudo. Conhecer o Espiritismo é de fundamental importância, mas, segundo Emmanuel me tem ensinado, esse conhecimento necessita ser traduzido na prática, a começar pelo entendimento entre companheiros que constituem a equipe de cooperadores da casa. O fenômeno em um templo de orientação kardecista deve ser acessório e, nunca, sem dúvida, atividade essencial.
Sou adepto da Verdade, mas acho que a Verdade não deve ser lançada na cara de ninguém… Jesus silenciou diante de Pilatos. Naquelas circunstâncias, adiantaria dizer alguma coisa ?! Graças a Deus, nunca me prevaleci da Verdade para humilhar alguém. A Verdade que esmaga está destituída de Amor. Deus não age assim… A verdade só deve ser dita quando possa servir de alavanca para reerguer quem se encontra no chão… A gente enlouquece. Deus não nos violenta.. A razão nunca está de um lado só. As pessoas que se orgulham de ser francas demais, estão escondendo de si mesmas a sua própria realidade… Vocês me perdoem, mas é o que penso.
Um dia, perguntei a Emmanuel o que aconteceria, caso a mediunidade me subisse à cabeça… Ele me disse: Se você tem, eu não tenho vocação para vedete; você ficará com outros espíritos habituados ao palco; procurarei outro médium ou tratarei de reencarnar… Sinceramente, não consigo entender os companheiros de mediunidade que anseiam por qualquer tipo de promoção pessoal; todos eles me merecem o maior respeito, mas eu não vejo na condição de médium qualquer predicado que nos diferencie… Na história do Espiritismo, os médiuns sempre foram chamados a maior cota de sacrifício; Allan Kardec foi testado de todas as maneiras – dinheiro, vaidade, ingratidão dos amigos, calúnias… Se com ele foi assim, conosco não poderia ser diferente, não é?! O médium que não se vê constantemente testado, deve começar a desconfiar… Médium bom é o que apanha – apanha calado e não pára de trabalhar !…
No meu ponto de vista, a virtude mais difícil de ser posta em prática é a do perdão; perdoar exige um esforço de auto-superação muito grande… Emmanuel me diz que quem aprende a perdoar tem caminho livre pela frente. Creio que, por este motivo, a derradeira lição de Jesus para a Humanidade foi a do perdão!… Ele a deixou por último, esperando o momento em que pudesse exemplificá-la… É claro que Ele se referira ao perdão em diversas oportunidades, mas, na hora da cruz padecendo toda espécie de humilhação, o ensinamento de perdão foi gravado a fogo na consciência da Humanidade… Ninguém sofreu e perdoou como Ele!… O espírito que adquirir a virtude do perdão não achará dificuldade em mais nada; haja o que houver, aconteça o que acontecer, ele saberá administrar a sua vida…
Comparemos a vida no mundo a um edifício de muitos andares… Muitos espíritos ainda estão vivendo no porão; alguns estão habitando o 1º andar e raros o 2º… Quem está o porão, não sabe o que está se passando no 1º andar e, muitas vezes, chega a duvidar da existência de moradores no 1º andar… Não existe violência na Lei de Deus! Somos uma única família na Terra, mas formamos grupos de espíritos diferentes… Vivemos com aqueles que são da nossa sintonia. Não podemos impor a cultura de um povo a outro… Os espíritos gastam séculos para se libertarem de determinadas concepções, credos, preconceitos. Não podemos estranhar nada. Tudo está certo neste mundo de Deus!…
Não foi apenas o número que aumentou. Você esteve aqui há sete meses atrás e poderá observar que aumentou principalmente o grau de ansiedade das pessoas. Estes são tempos de prova e renovação para todos nós, criaturas humanas cada vez mais carentes de ampare no aprendizado do Bem. Mas a Misericórdia Divina alcança a todos sem exceção e assim vamos seguindo para a frente com as nossas tarefas.
Nosso querido Emmanuel habituou-me a dois métodos de libertação gradativa – o primeiro é a oração, pela qual nos lembramos de Deus; e o segundo é o serviço, pelo qual nos esquecemos de nós.
Trecho do Livro “O Apóstolo do Século XX – Chico Xavier” – Editora FEEGO – Weimar Muniz de Oliveira.